Menopausa e quilos extras: uma rota obrigatória?

Com a chegada da menopausa e o desaparecimento do ciclo, o corpo feminino passa por mudanças muito importantes: a menor produção de estrogênio se reflete no seu corpo e no seu humor .

A menopausa representa uma fase da vida da mulher em que, devido ao esgotamento dos óvulos, a ovulação e, conseqüentemente, o ciclo menstrual não mais ocorre . Isto é acompanhado por uma variação hormonal que leva ao aparecimento de vários sintomas, incluindo ganho de peso, devido a vários fatores.

Um desejo contínuo de comer , devido à diminuição do nível de estrogênio. Mas acima de tudo, viva as mudanças emocionais e sinta a necessidade psicológica de preencher o medo de uma nova fase da vida com alimentos recompensadores.
Diminuição do metabolismo com consequente aumento de peso .
Uma distribuição diferente da gordura em seu corpo que vai se concentrar na barriga, cintura , costas e braços.
A perda progressiva de fibra muscular em favor de uma maior presença de gordura.
Esta fase de grandes mudanças pode fazer você pensar que engordar neste momento da sua vida é inevitável, a menos que você siga uma dieta rigorosa. Mas é mesmo assim?

É inevitável ganhar peso na menopausa?
A menopausa avisa sobre sua aparência através de sintomas muito específicos, como ondas de calor . Desde que você percebe os primeiros sintomas até o final do processo, eles podem ir de um a três anos .

Durante esta fase, pode acontecer de engordar, porque os estrogênios são reguladores do apetite e a progesterona modula o gasto energético. Mas esta diminuição nos hormônios causa um ligeiro aumento no peso, de 2 a 5 kg no máximo. Portanto, a engorda excessiva não é uma conseqüência inevitável da menopausa, como afrontamentos ou pele seca. mas é o resultado de desequilíbrios emocionais e psicológicos ligados a este momento de transição, muitas vezes experimentado como o início da velhice .

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Por esta razão, é muito importante que você viva esta nova etapa da sua vida de uma forma completa, sentindo-se bem consigo mesmo e cuidando do seu corpo e da sua saúde .

É como se eu tivesse que aprender a dirigir um carro novo , com um motor diferente do que o anterior. Pode demorar algumas precauções simples mais na dieta e em seus hábitos para garantir uma boa qualidade de vida, mesmo durante a menopausa.

Veja como fazer isso.

1 aumento do apetite
Este período da vida é mal experimentado por muitas mulheres, que sentem tristeza pela perda da fertilidade, associada à juventude e à beleza. O estresse emocional causado por esses pensamentos inconscientes, combinado com a diminuição dos níveis de estrogênio, pode fazer com que você queira comer mais vezes e consolar-se com alimentos gordurosos e cheios de açúcar .

Como lutar contra isso
Estar ciente das mudanças que estão acontecendo no corpo ajuda a enfrentar problemas e, portanto, a se sentir melhor. Se você se sentir triste, quase deprimido , em vez de se consolar com doces e gorduras, compare com seu médico de confiança : hoje existem muitas terapias que podem ajudá-lo a administrar essa fase delicada de sua vida.

2 Diminuição do metabolismo e perda de massa muscular
Algumas pessoas pensam que tomar peso durante a menopausa é inevitável, porque o metabolismo muda e é muito difícil controlá-lo. Mas, na realidade, esse declínio pode ser compensado por um aumento no consumo de energia por meio da atividade física.

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Como lutar contra isso
Fazer esportes não apenas aumenta o gasto calórico, mas também evita a perda de massa muscular, essencial para manter o metabolismo em eficiência. Retomar ou aumentar sua atividade física, fazer ginástica para firmar o corpo e não esquecer o alongamento que precisa para alongar os músculos e não perder elasticidade e fluência.

3 Reduza as necessidades calóricas
Na menopausa o corpo necessita de uma menor ingestão calórica , sendo necessária uma revisão da dieta diária para atender às novas necessidades do organismo. Mas isso não significa necessariamente comer menos, mas sim aprender a comer de forma diferente .

Como combatê-lo: nutrição equilibrada
Tente evitar comer de maneira desordenada: a estruturação de refeições ajudará a evitar ataques inesperados de fome e muitas calorias . Além do café da manhã, almoço e jantar, faça sempre 2 lanches por dia , meio da manhã e meio da tarde: um iogurte ou uma fruta é bom.

Entre as frutas você prefere a polpa branca, como peras e maçãs, ou laranjas e morangos , ricos em flavonóides.

Menos gordura e proteína
Reduzir as gorduras é essencial, mas você deve saber que a ingestão de proteínas também deve ser reduzida durante a menopausa . De fato, as proteínas estimulam os andrógenos , que já estão elevados na menopausa, por isso, que atrapalha, mas aumenta o tronco e, portanto, também o risco de desenvolver hipertensão .

Introduzir cálcio, legumes e soja
A diminuição do estrogênio pode ser neutralizada pela ingestão de estrogênios naturais, chamados fitoestrogênios: a soja e as leguminosas são as melhores, então aprenda como incorporar esses alimentos à sua dieta.

Além disso, com a menopausa ocorre um rápido declínio da presença de cálcio nos ossos, o que faz com que a ” osteoporose , é importante para fazer já se antes (o pico de massa óssea é formada na segunda e terceira década de vida) e, em seguida, continuar a garantir para o corpo durante a menopausa, a ingestão de uma boa dose de cálcio através dos alimentos, tais como produtos lácteos e vegetais de folhas verdes .

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